App Via Verde Transportes

Via Verde anda consigo na Carris, no Metro e na Transtejo, em parceria com a Novabase

A Via Verde Portugal e a Novabase apresentaram, no dia 22 de fevereiro, um novo conceito assente numa plataforma que permite viajar na Carris, no Metro e na Transtejo efetuando o pagamento do título de transporte apenas com recurso a um smartphone.

Esta hipótese de solução inovadora aplicada aos transportes permite, através de uma aplicação (app), a interação direta de um smartphone com os equipamentos de validação dos operadores, utilizando a tecnologia Bluetooth. A app irá permitir calcular, automaticamente, a melhor tarifa a aplicar.

Com este projeto pretende-se tornar mais atrativa a utilização do transporte público, simplificando a viagem, captando, assim, mais clientes para os transportes, o que constitui um importante contributo para a sustentabilidade.

Após o sucesso tecnológico alcançado com a apresentação desta prova de conceito, seguir-se-ão os trabalhos necessários ao desenvolvimento de um modelo de negócio que permita seguir com o projeto – designadamente, dotar a app de ferramentas como planeamento da viagem, identificação do ponto de origem e destino, opções de transporte público disponíveis, respetivos horários, dando ao cliente a oportunidade de escolher em função do preço e do tempo de percurso – e, por fim, que viabilize a sua implementação junto dos clientes destes operadores de transporte.