Atendimento ao cliente

Na Transportes de Lisboa estamos sempre disponíveis para si. Sempre que necessitar de informação ou precisar da nossa ajuda não hesite entrar em contacto com os serviços de atendimento ao cliente de que dispomos:

O Centro de Atendimento integra vários serviços de atendimento num único número de telefone e endereço de e-mail.
Exemplos de informação prestada:
– Títulos de transporte e tarifas mais adequadas;
– Percursos da Carris, Metro e/ou Grupo Transtejo mais adequados às necessidades de mobilidade do Cliente
– Horários de funcionamento dos vários serviços das empresas
– Informação sobre objetos perdidos e achados
– Envio de incentivos
– Envio de sugestões e reclamações

Contactos:
Tlf:
213500115
e-mail:
atendimento@cmt.pt

Horário de funcionamento:
Dias úteis, das 8h30 às 19h00

A Carris, Metro e Grupo Transtejo tem um conjunto de locais de atendimento comum, designados por Espaços Cliente, onde os clientes podem tratar de qualquer assunto relativo ao serviço dos três operadores, nomeadamente:

– Informações diversas
– Assistência pós venda de títulos de transporte
– Requisição de cartões Lisboa viva urgentes (emissão de cartões num prazo de um dia útil)*.
* exceto Marquês de Pombal

Espaço Cliente Terminal Fluvial Cais do Sodré
Rua da Cintura do Porto de Lisboa
Dias úteis, das 8:00 às 18:45 horas

Espaço Cliente Arco Cego
Avenida Duque D´Ávila, nº 12
Dias úteis, das 9:00 às 17:00 horas

Espaço Cliente Santo Amaro
Rua 1º de Maio, nº 93, 1300-472 Lisboa
Dias úteis, das 9:00 às 17:00 horas

Espaço Cliente Campo Grande
Piso térreo da estação do Campo Grande, Rua Cipriano Dourado (junto ao Viaduto do Campo Grande)
Dias úteis, das 8:30 às 19:30 horas

Espaço Cliente Marquês de Pombal
Estação de Metro Marquês de Pombal (zona comercial)
Dias úteis, das 8:30 às 19:30 horas

Todos os Espaços Cliente, com exceção de Santo Amaro, têm serviços condicionados à existência de senhas de atendimento.
Em dias de grande afluência de clientes a distribuição de senhas poderá terminar antes da hora de fecho de forma a garantir o atendimento dentro do horário de funcionamento do serviço.

Nos termos do art. 3.º Dec. Lei n.º 58/2016 de 29 de agosto, deve ser dada prioridade de pessoas com deficiência ou incapacidade, idosos,  grávidas ou pessoas acompanhadas de crianças de colo (até aos dois anos de idade).

A prioridade é concedida para o tratamento de assuntos dos próprios ou de filhos menores.

Aos serviços assiste o direito de, em caso de dúvida quanto à situação de atendimento prioritário do cliente, solicitar a apresentação do respetivo comprovativo.

Se pretende obter alguma informação ou esclarecimento por escrito sobre o Grupo Transtejo, poderá fazê-lo preenchendo o formulário de pedidos de informação que disponibilizamos neste site.
O Grupo Transtejo procurará esclarecer a informação pretendia com a maior brevidade possível.

No Grupo Transtejo consideramos as sugestões dos nossos clientes um valioso contributo para a melhoria da qualidade de serviço que prestamos.
Assim, se pretende enviar uma sugestão relacionada com o serviço prestado pela Empresa, poderá fazê-lo de forma rápida e simples, preenchendo o formulário de envio de sugestão que disponibilizamos neste site.

As reclamações acerca do serviço prestado pelo Grupo Transtejo podem ser efectuadas, por escrito, através de uma das seguintes formas:

Formulário site reclamações 

Correio electrónico: reclamacoes@cmt.pt fazendo-se referência às seguintes infos: tema da reclamação ou sugestão no campo assunto (horários, percursos, títulos de transporte, entre outros), no corpo do e-mail: nome e apelido do reclamante, contacto telefónico (facultativo) e descrição da reclamação ou sugestão);

Livro de Reclamações disponível nos Espaços Cliente, nas estações de metro, nas portarias das estações da Carris, nos terminais fluviais e nos quiosques mob;

Carta endereçada ao Serviço de Reclamações: Av. Fontes Pereira de Melo, nº 28, 1069-095 Lisboa.

Na prestação de serviços de transporte, a obrigação de emissão de fatura encontra-se cumprida com a emissão do bilhete de transporte ou do respetivo recibo nos termos do disposto da alínea a) do n.º 5 do art.º 40 do Código do IVA (de acordo com a redação dada pelo DL 197/2012 de 24.08, em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013).

No caso do Grupo Transtejo, os recibos emitidos pelas máquinas automáticas e pelas
máquinas das bilheteiras, enquanto documentos ao portador comprovativos do pagamento, com espaço para aposição manual do NIF do adquirente, cumprem a obrigação de emissão de fatura.

No entanto, caso o cliente pretenda fatura processada através de sistema informático
de faturação, deverá solicitá-la no prazo máximo de 5 dias úteis contados da data de aquisição, por uma das seguintes vias:

No Portal VIVA, através do preenchimento do formulário aí disponibilizado ou através da leitura do cartão Lisboa VIVA.

Presencialmente, nas bilheteiras dos terminais ou estações do Grupo Transtejo (dentro dos respetivos horários de funcionamento) e no Espaço Cliente do Terminal Fluvial Cais do Sodré (dias úteis, das 8h00 às 18h45), devendo, para o efeito, indicar nome, firma ou denominação social, NIF e domicílio e anexar o documento original comprovativo do pagamento (recibo de venda) com o NIF inscrito manualmente. A fatura será entregue pela mesma via.

Para o esclarecimento de dúvidas ou outras informações relativas a pedidos de emissão
de faturas, poderá contatar o Centro de Atendimento Transportes de Lisboa:

atendimento@cmt.pt
213 500 115.